Minas/Icesp goleia e conquista título inédito

Em um dia de desfile de craques no excelente gramado do estádio Abadião, em Ceilândia, as meninas do Minas/Icesp bateram o Cresspom por 4 x 1 e ficaram com o troféu de campeãs do Campeonato Candango de Futebol 2016. As “mineiras” reverteram a desvantagem do revés por 2 x 1 no jogo de ida e alcançaram o feito pela primeira vez em 20 edições do certame. Na preliminar, em dia de artilheira inspirada, o Gama bateu o Ceilândia por 3 x 2, de virada, e assegurou a terceira colocação.

Alviverdes premiadas

Logo bem cedo, às 9h da manhã, Ceilândia e Gama fizeram a partida que decidiu as terceira e quarta posições, consequentemente. Em 90 minutos de um bela espetáculo dentro das quatro linhas, as jogadoras do Gato Preto, mesmo desfalcadas, saíram na frente, abrindo 2 x 0 com a goleadora do Candangão Feminino deste ano (Laíssa, com 13 gols) e Isabela, de cabeça.

amanda_gama
Amanda, do Gama, em um dos seus três gols marcados na partida.

Porém, com muita disposição e disciplina tática, as meninas do Periquito Candango reverteram a desvantagem e protagonizaram uma virada espetacular, recheada de emoção. Autora dos três tentos do seu time, um deles em cobrança de pênalti, Amanda chegou a nove na competição e assegurou a vice-artilharia.

Enfim, o título

Na partida principal, o Cresspom chegou com a vantagem de ter triunfado no confronto de ida por 2 x 1. Deste modo, um empate lhe bastava para assegurar o 10º título local da história do clube. No entanto, as garotas do Minas/Icesp incorporaram o espírito de final e, com muito empenho, desbancaram a hegemonia das rivais.

O duelo começou bastante truncado, com poucas oportunidades para ambos os lados. Mas, o bom público que compareceu às arquibancadas do Abadião pode soltar o grito da garganta, aos 21 minutos do primeiro tempo. Após a atacante Bárbara ser derrubada na área, o árbitro Gildevan Lacerda apontou a marca do pênalti. Camila Pini foi para a cobrança e converteu, inaugurando o placar para o Minas/Icesp.

O show da camisa 10 do MBTC não parou por aí. Uma das destaques em campo partiu com a bola dominada aos 36 minutos, deixou a zagueira para trás e tirou da experiente goleira Mariel, abrindo 2 x 0 no marcador. Na sequência, o time dos oficiais da Polícia Militar chegou em sua única oportunidade da etapa inicial. Natália Pitbull recebeu em boas condições e arrematou, mas mandou para fora.

O papo de vestiário com o técnico Robson Marinho surtiu efeito nas jogadoras e, na primeira bola do segundo tempo, quase saiu um gol de falta. Aos cinco minutos, Dany Helena experimentou de cabeça após o escanteio, mas Denise encaixou, salvando o Minas/Icesp.

Entretanto, com muita insistência, depois do bate-rebate dentro da pequena área, a lateral-esquerda, Sorriso, escorou para o fundo das redes, diminuindo para o Cresspom, 2 x 1 no placar. Daí em diante o jogo ficou tenso. Enquanto as atletas de laranja corriam para empatar, as comandadas do técnico Singol Santos se defendiam, esperando o momento certo para atacar.

Assim foi a tônica até o fim. Tanto que, aos 40 minutos, Victória Albuquerque recebeu bola que veio da linha de fundo e aumentou para o Minas/Icesp, 3 x 1. Antes do apito final, com a mão na taça, houve tempo para transformar o resultado em goleada. Ellenzinha anotou um golaço da lateral. Fim de partida e 4 x 1, garantindo o título de forma inédita.

“Sabíamos que só dependia da gente para conseguir essa conquista. Batemos na trave nos anos passados, mas hoje essas meninas mostraram que o trabalho sério faz a diferença. Elas estão de parabéns e podem comemorar”, elogiou o treinador do Minas/Icesp, Singol Santos.

FICHA TÉCNICA

Candangão Feminino 2016 – 1ª Final
Estádio Abadião, Ceilândia-DF
Quinta-feira, 26/5/2016 – 11h
Árbitro: Gildevan Lacerda
A1: Leila Cruz
A2: Daniela Oliveira
4º árbitro: Rafael Cruz
5º árbitro: Cláudia Rodrigues

   MINAS/ICESP 4 x 1 CRESSPOM

Denise
Laine
Milena
Andiara
Midiarrow-rightarrow-leftKaká
Drica
Jéssicayellow-cardarrow-rightarrow-leftDani
Ellenzinhagoal 44’/2T
Camila Pinigoal 21′ (pênalti) e 36’/1T
Victória Albuquerqueyellow-cardgoal 40’/2T
Bárbaraarrow-rightarrow-leftKátia Cilene
Mariel
Buga
Bruna
Thaynarayellow-card
Sorrisogoal 9’/2T
Drielyred-card
Lene
Dany Helena
Cirlene
Bruninhaarrow-rightarrow-leftCorrêa
Natália Pitbullarrow-rightarrow-leftNátyla
 Técnico: Singol Santos
 Técnico: Róbson Marinho
Gol:goal Cartão Vermelho:red-card Cartão Amarelo:yellow-card Substituições:arrow-rightarrow-left

 

Por Haland Guilarde

Esporte Candango